Leia também
Raios X sobre os “laços”,
por Lucia Helena
Orientação Pedagógica
1960
Laços de família
Coletânea com algumas das obras-primas do conto brasileiro. Nos 13 contos que compõem o livro, os personagens são sempre surpreendidos por uma modalidade perturbadora do insólito, no meio da banalidade de seus cotidianos. A autora trata a solidão, a morte, a incomunicabilidade e os abismos da existência através da rotina de dona-de-casa ("Devaneio e embriaguez duma rapariga", "Amor", "A imitação da rosa"), do mergulho trágico em uma festa familiar nos 89 anos da matriarca ("Feliz aniversário"), da domesticação da natureza mais selvagem das mulheres ("Preciosidade", "O búfalo"), ou dos pequenos crimes cometidos contra a consciência, como o drama do professor de Matemática diante do abandono e da morte de um animal. São lições de vida na prosa definitiva e transcendente de Clarice Lispector.
“A rede de tricô era áspera entre os dedos, não íntima como quando a tricotara. A rede perdera o sentido e estar num bonde era um fio partido; não sabia o que fazer com as compras no colo. E como uma estranha música, o mundo recomeçava ao redor. O mal estava feito. Por quê? Teria esquecido de que havia cegos? A piedade a sufocava, Ana respirava pesadamente. Mesmo as coisas que existiam antes do acontecimento estavam agora de sobreaviso, tinham um ar mais hostil, perecível... O mundo se tornara de novo um mal-estar. Vários anos ruíam, as gemas amarelas escorriam. Expulsa de seus próprios dias, parecia-lhe que as pessoas na rua eram periclitantes, que se mantinham por um mínimo equilíbrio à tona da escuridão – e por um momento a falta de sentido deixava-as tão livres que elas não
sabiam para onde ir.”

Possibilidades pedagógicas:
Mostrar o universo feminino de forma invulgar, a instabilidade que permeia as relações familiares, a existência invadida por momentos epifânicos, são algumas das possibilidades de penetrar no mundo dos "Laços de família" onde a monotonia cotidiana é atravessada subitamente pelo perigo de viver. O leitor se reconhece em situações corriqueiras, familiares. 

Temas transversais:
1. Relações familiares. Página 60.  
2. A condição feminina. Página 20.

  

Cadastre-se e receba informações sobre Clarice lispector e lançamentos da Editora Rocco.
Nome:  Email: Cadastrar
Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | Digg | Technorati | My Yahoo 2.0 Música para navegar, clique aqui